19 dezembro 2007

ARQUÉTIPOS




OGUM
O arquétipo dos filhos de Ogum é o das pessoas violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranquilo dos comportamentos. Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhes prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.
OXOSSI
O arquétipo dos filhos de Oxossi é o das pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de iniciativa e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma.
XANGÔ
O arquétipo dos filhos de Xangô é aquele das pessoas voluntariosas e enérgicas, altivas e conscientes de sua importância real ou suposta. Das pessoas que podem ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e, nesses casos, deixam-se possuir por crises de cólera, violentas e incontroláveis. Das pessoas sensíveis ao charme do sexo oposto e que se conduzem com tato e encanto no decurso das reuniões sociais, mas que podem perder o controle e ultrapassar os limites da decência. Enfim, o arquétipo de Xangô é aquele das pessoas que possuem um elevado sentido da sua própria dignidade e das suas obrigações, o que as leva a se comportarem com um misto de severidade e benevolência, segundo o humor do momento, mas sabendo guardar, geralmente, um profundo e constante sentimento de justiça.
YEMANJÁ
Tomamos emprestada a descrição do arquétipo dos filhos de Iemanjá: "As filhas de Iemanjá são voluntariosas, fortes, rigorosas, protetoras, altivas e, algumas vezes, impetuosas e arrogantes; têm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e são justas mas formais; põem à prova as amizades que lhes são devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, não a esquecem jamais. Preocupam-se com os outros, são maternais e sérias. Sem possuírem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das fazendas azuis e vistosas, das jóias caras. Elas têm tendência à vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano não lhes permitem um tal fausto".
IBEJI (Cosme e Damião)
Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas - tudo, enfim, que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinadas e possessivas. Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas, especialmente em termos emocionais, reduzindo, à vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em torno de si a princípios simplistas como "gosta de mim - não gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com certa facilidade.
OXALÁ
O arquétipo de personalidade dos filhos de Oxalá é aquele das pessoas calmas e dignas de confiança; das pessoas respeitáveis e reservadas, dotadas de força de vontade inquebrantável que nada pode influenciar. Em nenhuma circunstância modificam seus planos e seus projetos, mesmo a despeito das opiniões contrárias, racionais, que as alertam para as possíveis consequências desagradáveis dos seus atos. Tais pessoas, no entanto, sabem aceitar, sem reclamar, os resultados amargos daí decorrentes.
YORIMÁ
O arquétipo de personalidade dos filhos de Yorimá são aqueles tipos de pessoas mais reservadas, solitário, simples, trabalhador, serviçal, depressivo, doentio. São também prestativas nas horas de doenças, bons conselheiros. Yorimá "Obaluaiê", médico dos médicos.

DEUS É JUSTO?








QUAL DE NÓS AO NOS DEPARARMOS COM A VIOLÊNCIA,COM A PERDA DE UM ENTE QUERIDO,COM A DESILUSÃO OU COM O SOFRIMENTO NOSSO OU ALHEIO,NÃO FEZ A SI PRÓPRIO ESSA PERGUNTA?PORQUE UNS NASCEM EM BERÇO DE OURO PODENDO TER MELHORES OPORTUNIDADES QUE AQUELES QUE NASCEM NAS FAVELAS COM ENORMES POSSIBILIDADES DE VIREM A SE TORNAR PERIGOSOS MARGINAIS?DEUS PREVILEGIA UNS MAIS QUE OUTROS?
PARA SABERMOS ESSAS RESPOSTAS DEVEMOS MERGULHAR NA RELIGIOSIDADE ISENTOS DE DOGMAS E CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS.
ALGUMAS RELIGIÕES ENSINAM QUE A HUMANIDADE TEM QUE SE CONFORMAR COM TUDO E NEM QUESTIONAM O PORQUÊ DA DESIGUALDADE SOCIAL E CULTURAL QUE ASSOLA NOSSO PLANETA,SEM NOS DAR UMA RESPOSTA PLAUSÍVEL PARA ESTA QUESTÃO.A UMBANDA PORÉM ENSINA QUE TUDO ESTÁ RELACIONADO AO KARMA.MAS O QUE É O KARMA?
KARMA É UMA HERANÇA QUE NOSSO ESPÍRITO TRAZ CONSCIENTEMENTE PARA A MATÉRIA.NA MAIORIA DAS VEZES NÃO SABEMOS PORQUE UM BEBÊ NASCE COM DEFEITOS FÍSICOS;NEM PORQUE UNS NASCEM E MORREM LOGO DEPOIS,MAS CERTO É QUE TUDO ISSO ESTÁ RELACIONADO A LEI KÁRMICA.POR ESSA RAZÃO DEVEMOS TER EM MENTE QUE TUDO O QUE FAZEMOS NESSA VIDA SERÁ COBRADO AQUI NA TERRA E CONSEQÜENTEMENTE EM OUTRAS ENCARNAÇÕES PARA QUE AJA UMA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.
DEVEMOS TER O CUIDADO DE NÃO PREJUDICARMOS NOSSO PRÓXIMO PORQUE NADA FICARÁ IMPUNE DIANTE DA LEI DIVINA.QUEM FIZER O BEM RECEBERÁ O BEM;QUEM FIZER O MAL RECEBERÁ O MAL.
TODAS AS COISAS ESTÃO SENDO VISTAS E ESCRITAS POR DEUS E NA HORA PRÓPRIA CADA UM COLHERÁ AQUILO QUE PLANTAR.
O SENHOR JESUS DISSE AO LADRÃO QUE ESTAVA COM ELE NA CRUZ AO SEU LADO ALGO MUITO INTERESSANTE QUANDO O MESMO LHE DISSE A SEGUINTE FRASE:
-SENHOR,LEMBRA-TE DE MIM QUANDO ENTRARES NO TEU REINO...E JESUS LHE RESPONDEU:
-NA VERDADE,NA VERDADE TE DIGO HOJE QUE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO.
ISSO SIGNIFICA QUE HOUVE ARREPENDIMENTO POR PARTE DAQUELE LADRÃO,PORÉM ELE NÃO ESTARIA COM JESUS NO PARAÍSO NAQUELE INSTANTE,MAS EM UMA OUTRA OPORTUNIDADE.
DIFERENTEMENTE DO QUE SE HOUVE POR AÍ,UMA PESSOA QUE MATA,ROUBA,ESTUPRA E COMETE TODA A SORTE DE MALEFÍCIOS AO SEU PRÓXIMO NÃO "VAI PRO CÉU" APENAS PORQUE SE ARREPENDEU NA HORA DA MORTE.SERIA MUITO FÁCIL EU SABER QUE VOU MORRER E "ME ARREPENDER" PARA NÃO IR PARA O INFERNO.E TAMBÉM SERIA UMA INJUSTIÇA ENORME DA PARTE DE DEUS QUE É JUSTO.
NÃO EXISTEM SOLUÇÕES MÁGICAS PARA A MELHORIA DA HUMANIDADE E SIM UM LONGO CAMINHO EM DIREÇÃO A DEUS.ESSE CAMINHO NÃO SE ENCONTRA PAGANDO DÍZIMO NEM FAZENDO OFERENDAS AOS ORIXÁS,MAS SIM PRATICANDO BOAS OBRAS E AMANDO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.
AS RELIGIÕES TÊM POR OBRIGAÇÃO ENSINAR A HUMANIDADE A ENCONTRAR O CAMINHO QUE LEVA AO SENHOR E NÃO EXTORQUIR SEUS ADEPTOS MENTINDO QUE SE VOCÊ DER UMA GRANDE SOMA EM DINHEIRO RECEBERÁ O QUE PRECISA DE DEUS.OU SERÁ QUE O DEUS DELAS SÓ ABENÇOA QUEM TEM DINHEIRO.SE ASSIM FOR,ESSE DEUS É MESMO JUSTO?
PENSEM NISTO AMADOS. SARAVÁ.